Estão abertas as inscrições para o Estadual para Coordenadores e Núcleos de Grupos de Oração

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Brasil

» » » » A importância dos pais no desenvolvimento humano e espiritual dos filhos


Quando olhamos para a pessoa de Jesus, vislumbramos um ser humano completo: um olhar que transmite confiança, conforto, segurança, ternura e uma delicadeza infinita. Nos textos bíblicos toda expressão de Jesus transmite um ensinamento, um consolo, um renovar da esperança, encoraja os desprovidos, partilha o pão com quem necessita, uma exortação no amor levando o outro a reconhecer o seu erro e deixar a vida velha. A sua necessidade de subir ao monte e falar com o Pai, a sua fidelidade ao Plano de Deus, mesmo sendo pregado na cruz, em todos os momentos da sua vida. Ele deixa uma lição de vida a todos nós.

Jesus venceu a morte. Ressuscitando ao terceiro dia. E nos trouxe a salvação. Duas pessoas foram fundamentais na formação da personalidade de Jesus, sua mãe Maria e o seu pai, José. No cenário atual da sociedade, se pergunta? Em quem os pais estão espelhando para educar os filhos? Estamos educando os nossos filhos para também vencer a morte e conquistar a vida eterna?

Vamos refletir então qual é o papel de ser Mãe e ser Pai.
Ser Mãe: é conceber, nutrir, consolar, amar, proteger, educar e exortar.
Ser Pai: é amar, proteger, educar, dar a vida, ser herói, ser meigo, ser carinhoso, ser dedicado e presente.

Este é o principio, para educar filhos, na trilha da vida e na conquista do céu. Compreendendo o verdadeiro papel de ser pai e mãe. Quando Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança, os abençoou e disse: “Frutificai e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Gen 1, 28 e em Gen 2,24 Ele diz que: “Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne”. Forma uma só pessoa com papeis distintos, e importantes para se constituir uma família na sua complementaridade.

Na Exortação Apostólica de João Paulo II, A missão da Família Cristã no mundo de hoje, no numero 25, diz que: “é dentro da comunhão-comunidade conjugal e familiar que o homem é chamado a viver o seu dom e dever de esposo e pai”. “O amor à esposa tornada mãe e o amor aos filhos são para o homem o caminho natural para compreensão e realização da paternidade”.

A educação dos filhos é hoje principal função dos conjugues, na continuidade do plano salvífico de Deus a humanidade, pois ao gerar uma nova vida, os pais assumem, por isso mesmo o dever de ajudar eficazmente a viver uma vida plenamente humana.  No concilio Vaticano II foi recordado que: “Os pais, que transmitiram a vida aos filhos, tem uma gravíssima obrigação de educar a prole e, por isso, devem ser reconhecidos como seus primeiros e principais educadores. Esta função educativa é de tanto peso que, onde não existir, dificilmente poderá ser suprida. Com efeito, é dever dos pais criar um ambiente de tal modo animado pelo amor e pela piedade para com Deus e para com os homens que favoreça a completa educação pessoal e social dos filhos. A família é portanto, a primeira escola das virtudes sociais de que as sociedades tem necessidade”.

O caminho de uma boa educação e formação, que é um direito dos filhos e uma obrigação dos pais deve passar pelo conhecimento do DEUS-AMOR, pois é, pela fé, que se dá a educação para a vida, com sabedoria, equilíbrio e discernimento.

Com tantas ferramentas tecnológicas e facilidades existente nos tempos atuais se faz necessário buscar o meio correto para aplicá-las, com a finalidade de construir a personalidade dos filhos. Assim quando estiverem grandes não desviem dos caminhos e valores ensinado como fala na Palavra de Deus em Provérbios 22,6: Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele".

Não existe uma receita pronta para com a educação dos filhos, mas os pais só conseguem quando:
  • 1     Guardar e viver os mandamentos da Lei de Deus;
  • 2.    Viver a mansidão e humildade, buscando a instrução do coração por Jesus;
  • 3.  Viver pela fé sendo perseverante e firmes mesmo diante das tribulações e provas, Jesus é prova viva, Quando fala: “Coragem! Eu venci o mundo”. Jo 16,33;
  • 4.    Usar de ternura nas atitudes para com os filhos e entre os cônjuges;
  • 5.    Olhar com firmeza e docilidade para com os componentes da família;

Há muitos filhos desprovidos do amor do Pai, por viver cada um voltado para si próprio, buscando realizar os seus próprios interesses. Muitos pais olham para os seus filhos com olhares frios e distantes, como que o filho fosse um peso e não uma benção, que não fosse importante e não é função sua. Este tipo de comportamento tem gerado uma geração sem amor mutuo e pelo próximo, provocando assim a formação de uma sociedade desequilibrada e sem ordem. Onde impera o eu, egoísta, a corrupção, o desrespeito e a violência. É comum muitos jovens se suicidarem por não ter o amor e atenção dos pais, jovens que não sabem enfrentar as dificuldades da vida, que não sabem perder, que só querem ganhar tirando proveito do outro.

Na bíblia temos um exemplo da influencia negativa na formação da personalidade da filha, Herodiades, mulher fútil, vaidosa, má, vingativa, adultera e egoísta que pensava só em si, incentivou a filha a pedir a Herodes a cabeça de João Batista.  Os filhos são o espelho dos pais. Uma autoridade emocional mal trabalhada gera comportamentos destrutivos e infratores. A falta de dialogo, harmonia e respeito amadurece artificialmente a criança, levando-a não ter vida própria e condiciona a mera repetição do comportamento dos pais.
No contexto atual há muitos pais desistindo dos seus filhos, ou transferindo a responsabilidade por acharem que não tem mais jeito, quem educa é a escola.

Ao contrário, quando os pais exercem uma autoridade emocional bem trabalhada gera crianças seguras, amadas e obedientes.  A exemplo da mãe que incentivou e viu os seus  7 filhos serem sacrificados  do que desobedecer a Lei de Deus. II  Macabeus 7Perseverar na fé e fidelidade a Deus, nos faz dóceis e seguros transmitindo segurança e docilidade ao outro, e a certeza de que está no caminho certo. Na cruz Maria viu o amor que seu filho Jesus tinha pela humanidade e fidelidade ao plano de Deus, mesmo com a sua alma transpassada em dor. Pela obediência a Deus ela permaneceu firme assim como seu filho. E a recompensa foi à vida eterna.

Na Exortação Apostólica Pós-Sinodal, AMORIS LAETITIA, sobre o Amor na Familia, o Papa Francisco registra a atenção que a família deve ter na educação dos filhos, no contexto atual, para que tenhamos uma sociedade madura e equilibrada. No numero 290 ele termina dizendo: ““Nós, que cremos, reconhecemos o amor que Deus tem para conosco” (IJo 4,16). Só a partir desta experiência é que a pastoral familiar poderá conseguir que as famílias sejam simultaneamente igrejas domesticas e fermento evangelizador na sociedade.”

Para sermos geradores de filhos promotores da vida, precisamos em primeiro lugar, ouvir a Deus, subir a montanha para orar assim como fazia Jesus; buscar na Palavra as promessas que Deus tem para a família; é preciso confiar e acreditar; é preciso esperar na fé; é preciso ter o louvor no coração em todos os momentos; é levar Maria para CASA, Ela antecipa o Milagre, e nos ensina a cuidar dos nossos filhos a serem vitoriosos, mantendo acesa a chama do amor e da esperança.

É preciso promover momentos juntos, para: orar, fazer as refeições, brincar, fazer as tarefas de casas e da escola, conversar, planejar e sonhar, passear e viajar, assistir filmes, dentre outros, para criar o laço de amizade, confraternização, partilha e respeito e quanto cada um é importante.

Em um momento de oração pela nação brasileira, Deus colocou em nosso coração, que este país será mudado a partir do momento que as famílias, voltarem a transmitir os verdadeiros valores da vida, que se encontra no Evangelho, precisamos transformar os nossos lares em altares que adoram ao Senhor, que tenham Jesus no centro. Só Ele é o caminho a verdade e a vida.

No coração de cada filho deve ficar registrado que Ele tem um Deus que a ama, que o encoraja, que o fortalece, que lhe chama pelo nome, que és precioso aos olhos de Deus, que és apreciado e amado por Deus. Um Deus soberano, e a gratidão e amor pelo pai e a mãe. A sociedade precisa ser contagiada pela alegria das crianças, e nós pais, somos responsáveis em manter acessa no coração das mesmas esta alegria pura e sincera.

Que a Sagrada Familia de Nazaré possa cuidar e nos ensinar a viver a essência do amor em família.

José Alves de Almeida e Maria Rozeli Rocha Silva Alves
Coordenadores do Ministério para as Famílias - RCC Bahia
Grupo de Oração Sagrada Família - Luis Eduardo Magalhães - BA

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga