Estão abertas as inscrições para o Estadual para Coordenadores e Núcleos de Grupos de Oração

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Brasil

» » » » #EECNGO RCC Bahia celebra a edição 2019 do encontro para lideranças


A Renovação Carismática Católica (RCC) do Estado da Bahia realizou nos dias 30 e 31 de março o Encontro Estadual para Coordenadores e Núcleos de Grupo de Oração, no Colégio Santo Antônio, nos Capuchinhos em Feira de Santana. Em paralelo a este encontro, aconteceu também a Reunião dos Ministérios no Colégio ECASSA. Os Coordenadores Diocesanos de Ministérios reuniram-se com o seu coordenador (a) Estadual para rezar, planejar e traçar metas e formações. Os demais encontristas permaneceram no Colégio Santo Antônio e participaram das pregações, adoração ao Santíssimo e Santa Missa.

Participaram do Encontro cerca de 1300 pessoas, entre Coordenadores de Grupos de Oração e Ministérios de todo o estado. Este ano o Encontro teve como tema: Grupo de Oração, lugar de Santidade.

Na manhã de sábado, 30, no Colégio Santo Antônio o encontro iniciou com orações marianas e animação. A Presidente do Conselho da RCC do Distrito Federal, Keila Souza, foi a primeira a pregar e teve como tema: Dimensões do serviço. Em sua pregação, inspirada pela passagem de Ef 3, 18-19, ela enfatizou que o Senhor tem propósitos divinos para cada um, que toda dimensão (comprimento, largura, altura e profundidade) de Deus ultrapassa os conhecimentos humanos. Ela destacou ainda que Deus quer que todos estejam plenos d’Ele e assim, envolvidos nos serviços cristãos destinados a cada um e dando continuidade a missão de Cristo em todo o mundo.

Keila apresentou algumas dimensões do serviço cristão, a saber: a)identidade (escolha, chamado, capacitação divina - cooperação humana e envio); b) salvífica (o serviço se torna a mão de Deus aos outros dando continuidade a Sua obra de Salvação); c) relacional (relacionamento com o outro – comunhão com Deus e os irmãos)d) comportamental (testemunho de santidade, obediência e humildade entranhada); e) comunitária (Santíssima Trindade, unidade na diversidade e cooperação mútua na Igreja); f) esponsal(alto grau de comprometimento, cf. Rm 12, 11-12); g) mandamental(o cumprimento do Mandamento de Deus: Amarás a Deus de todo o teu coração e ao próximo como a si mesmo).

A 2ª Pregação ficou por responsabilidade do Presidente do Conselho Estadual, Frederico Mastroangelo, com o tema: Entrando na Tenda. Ele apresentou a figura de Moisés (Ex 33, 7) que foi escolhido por Deus para libertar o povo da escravidão do Egito e destacou que até os dias atuais, Deus segue escolhendo e não erra nas Suas escolhas, ainda que existam dificuldades e murmurações. É importante, contudo, ir sempre a Tenda do Senhor para escutar o querer de Deus. Por fim, Frederico exortou aos coordenadores a serem como Moisés e núcleo a ser como Josué. Para finalizar a parte da manhã, ocorreu o momento de Adoração ao Santíssimo, onde os presentes puderam se colocar em oração e louvor.

A 3ª pregação, também realizada por Keila Souza, teve como tema: Escuta e discernimento. Destacou a necessidade de silenciar e buscar escutar atenciosamente o Senhor, além de conhecer a Deus para facilitar o discernimento. Portanto, o Núcleo do Grupo de Oração deve diariamente ouvir a Deus e discernir Seu querer. Ao final do dia, o Pe. Evangevaldo de Almeida, Assessor Eclesiástico da RCC Feira de Santana presidiu a Santa Missa. Em sua homilia, ele comentou a importância em aprofundar as raízes em Deus para gerar novos frutos. O Padre também lembrou sobre o período quaresmal e orientou aos fiéis a se despir soberba e preguiça.

No segundo dia do Encontro, as pregações tiveram como temas: Autoridade Espiritual e Grupo de Oração em Saída. Ricardo Santos, Presidente do Conselho da RCC de Caetité, ministrou a primeira pregação e exortou: “Coordenadores, vocês têm a obrigação de cumprir a vontade de Deus”. Ele reforçou a necessidade de ser batizado e estar em estado de graça como fatores necessários para obter autoridade espiritual e fazer-se cumprir sua obrigação. Elencou ainda 6 pilares fundamentais: 1) intimidade; 2) santidade/retidão; 3) arrependimento; 4) obediência; 5) docilidade do Espírito e 6) testemunho. Por fim, Ricardo afirmou que o Espírito Santo deve agir nos Grupos de Oração.

A Presidente do Conselho da RCC Distrito Federal foi a responsável pela última pregação e ressaltou que o Grupo de Oração é na vida de cada um e ponto de saída para uma vida nova. Keila convocou a todos a serem como os apóstolos, que não esperaram o povo e sim iam ao encontro do povo. Sendo assim, não é válido esperar que o povo venha a nossos Grupos de Oração e sim sair em missão indo até onde as pessoas se fazem presente. Ao final, ela utilizou o Documento de Aparecida nº 548 em que afirma a necessidade de ir ao encontro das pessoas, das famílias das comunidades, dos povos para comunicar o amor de Cristo.

O Encontro foi encerrado com a Santa Missa presidida por Dom Zanoni Demetino Castro, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Feira de Santana. Em sua homilia, ele também convidou os presentes a agirem como discípulos missionários e peregrinar a fim de apresentar Deus a todos os povos.

Por fim, Frederico apresentou o Conselho Estadual e convocou a todos os servos da RCC Bahia a rezarem pelo Congresso Estadual deste ano de 2019.



Denise Branco
Grupo de Oração Rios de Água Viva
Arquidiocese de Feira de Santana 

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga