Estão abertas as inscrições para o Estadual para Coordenadores e Núcleos de Grupos de Oração

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Brasil

» » » » » Confira na íntegra a Homilia de Dom José Edson na Missa de Abertura do 18º Congresso Estadual da RCC Bahia



HOMILIA - MISSA DE ABERTURA


Dom José Edson Santana Oliveira 
(Bispo da Diocese de Eunápolis)

A homilia da missa de abertura do 18º Congresso Estadual da RCC Bahia foi realizada pelo Bispo Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo da Diocese de Eunápolis que começou afirmando:

 “Jesus vive e é o Senhor para a glória de Deus Pai”

Prezados sacerdotes concelebrantes, excelentíssima Srª prefeita de Porto Seguro e irmãos e irmãs que vieram de tantos lugares da Bahia.

Quanta gente arruma as malas para vim à Porto Seguro, faz pacotes, fim de semanas, cidade poética desde de criança a gente aprende na história dos portugueses, Pedro Alvares Cabral e sempre ficamos imaginando como é o primeiro lugar do Brasil. Hoje vocês chegaram aqui não como turistas, mas como discípulos e missionários de Cristo.

Ao nosso lado, a cruz réplica da 1ª missa no Brasil, colocada no altar a 509 anos e conserva até hoje na paróquia Sagrada Família, em Coroa Vermelha.

Somos herdeiros, dessa presença portuguesa, historiadores disseram que eles levaram o nosso ouro, pau Brasil tantas coisas, mas eles nos deixaram uma grande riqueza, a Eucaristia, aqui foi celebrada a 1ª Missa, nos deixaram o símbolo da Cruz, a redenção de Jesus para nós, aqui anunciaram o evangelho pela primeira vez, nos deixaram a Mãe de Jesus, sob o título de nossa Senhora da Esperança, nos deixaram essa herança da fé e nos deixaram a língua de Norte a Sul falamos a mesma língua.

Somos um povo muito cordial acolhemos a todos os estrangeiros como irmãos, isto é bíblico, acolher os estrangeiros e se esforça para acolher a quem chega.

E por sermos herança, herdeiros dessa beleza do evangelho aqui trilhamos os passos dos primeiros missionários aqui está o povo da glória como foi cantado pela 1ª vez o hino de glória e onde está o primeiro santuário mariano.
Vamos caminhar os passos dos primeiros missionários, vamos ter a alegria de José Henrique, José de Anchieta e todos que passaram por aqui, quando chegaram não tinham os hotéis que tem hoje, os ônibus bonitos e avião, não tinha navios luxuosos e vieram no grupo que tinha a intenção de levar ouro e eles vieram na intenção de nos dar o ouro onde está o meu tesouro está teu coração e eles traziam um grande tesouro para a humanidade, Jesus Cristo.

E neste 1º dia, nesta abertura pensei o que dizer e como dizer, lembrei-me que do dia 25 de março, o santo padre nos deu um documento chamado exortação apostólica pós sinodal com o título CRISTUS VIVIT (Cristo Vive) e logo após veio o sínodo da juventude foi dirigido a todos os jovens o anúncio fundamental da fé cristã e esse mesmo anúncio fundamental da fé cristã não foi só para os jovens, mas para toda a Igreja Católica.

Eu gostaria de usar as mesmas palavras do Papa que só são 4 palavrinhas que dá toda a alegria de nossa fé cristã. Qual é o 1º fundamento da nossa fé cristã? A certeza que Deus me ama. Está no Evangelho de São João capítulo 3, versículo 16. “Deus amou tanto o mundo que deu seu filho único para nos salvar. ”

E essa certeza deve ser tanta que ao levantar pela manhã e lavar o rosto devemos olhar o espelho e se eu te perguntar: quem eu sou? Eu sou a imagem e semelhança de Deus.

Se eu tiver a certeza que deus me ama eu posso dizer ao meu irmão que deus te ama.
O 1º ponto fundamental da nossa fé: Deus me ama. No livro do profeta Isaías: Deus nos ama tanto e chega a comparar o seu amor com um amor maior que o amor de mãe, afirmando: Eu jamais te abandonarei. Eu jamais te esquecerei

Segundo ponto fundamental da nossa fé: Deus me salva!

A certeza que Cristo nos salva. Contemplar um Deus que se fez homem e morreu na cruz por nós. O preço para me livrar é o sangue na cruz. Cristo nos salva. Ele assumiu as minhas dores, os meus pecados.

Cristo nos salva! Jesus nos salva!

Se eu não tenho essa alegria, como posso passar para o meu irmão.

O terceiro ponto da nossa fé:

Ele vive!

Em Jerusalém tem tudo, mas nada

Ressuscitou, está vivo!

Se o problema é a religião, funda. Funda uma igreja. Pode fazer tudo, pode fazer isso, sim pode

A raiz da nossa fé está nas mãos do Senhor, às vezes imaginamos que só não tem jeito para morte, mas até para morte tem.

Ele vive, ressuscitou para a glória de Deus Pai.

Quarto ponto fundamental da nossa fé:

E Espírito Santo, Paráclito!

O Espírito Santo enviado que tudo pode. Ele que anima e é presença que renova as vidas.
O Movimento da Renovação Carismática Católica é movido por esse Espírito Santo e não deixemos de ser solícitos com Ele, não tenham medo.

Vamos unir os 4 pontos para ter uma fé mais fortificada e renovada.

Somos seres de Deus, oráculo do Espírito Santo.

Deus me ama.

Deus te ama.

Jesus me salva.

Espírito governa.

Luz que ilumina e luz que renova.



(Transcrição: Redação MCS Bahia)







«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga