Estão abertas as inscrições para o Estadual para Coordenadores e Núcleos de Grupos de Oração

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Brasil

» » » » Metanoia e Liderança Comprometida


     “Um único raio de sol é suficiente para afastar muitas sombras.” (São Francisco de Assis)

A verdadeira mudança de vida acontece quando esta perpassa as mudanças internas do ser humano a ponto de se tornarem visíveis no seu dia a dia. Deve-se reconhecer que este processo é gradual a partir de estímulos contínuos e perene no desenvolvimento/crescimento humano e espiritual do indivíduo. É o que chamamos de metanoia: “mudança essencial de pensamento ou de caráter” também entendida como “transformação espiritual”ao qual, do ponto de vista teológico, representa o processo de conversão do indivíduo para determinada doutrina e, esta, necessita de acompanhamento.

São João Paulo II orienta a todos os cristãos em sua carta apostólica Novo Millennio Ineunte, n. 32da seguinte forma: “Nós que temos a graça de acreditar em Cristo, revelador do Pai e Salvador do mundo, temos obrigação de mostrar a profundidade a que pode levar o relacionamento com Ele”. Percebe-se então a grandiosidade da responsabilidade que foi dada por Deus, por meio do “chamado” aos líderes da Renovação Carismática Católica em todas as suas nuanças. Vai muito além de estar em unidade de pensamento ou compartilhar conhecimento, é estar junto na caminhada, estimular à vida de oração do outro, orientar ao discernimento à luz do Espírito Santo e afastar-se quando necessário para que outro aprenda a agir com autonomia, reconhecendo-se como pessoa amada por Deus.

Moisés viu a terra prometida, mas não entrou nela, porém, sua alegria não lhe foi tirada porque ela estava em fazer a vontade do Senhor e ele o fez ao conduzi-los à terra prometida, instruí-los na Lei do Senhor Deus e exortá-los a não se afastarem do Senhor. Ele fez a parte que lhe cabia e sua recompensa é aparecer ao lado de Jesus em sua transfiguração (Mt 17,1-13; Lc 9,28-36) e fazer parte do Reino de Deus como um dos grandes profetas!

E como já dizia São Francisco de Assis “Ninguém é suficientemente perfeito, que não se possa aprender com o outro e, ninguém é totalmente destituído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão” por isso, pastorear e ser pastoreado é uma via de mão dupla onde a generosidade e humildade são como “adubos na planta que se quer crescer”!


Juscineia dos Passos Castro – Grupo de Oração Chama do Amor Divino, Paróquia São José Operário, coordenadora Diocesana do Ministério de Formação – Juazeiro– Bahia.Formada em Magistério e Licenciatura Plena em Pedagogia, Docência e Gestão de Processos Educativos  pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB.

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga