Estão abertas as inscrições para o Estadual para Coordenadores e Núcleos de Grupos de Oração

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Brasil

» » » » SOMOS TEMPLOS DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS




    Na Exortação Apostólica “Gaudete et Exsultate -sobre o chamado à santidade no mundo atual”, o Papa Francisco, propõe à Igreja no mundo inteiro, uma reflexão sobre o convite à santidade que Deus faz a cada um de nós. Na vida cotidiana, nas nossas atividades paroquiais, nos nossos grupos de oração, na vida em comunidade e em todos os espaços em que estamos, somos convidados à uma vida virtuosa, pois, é o Espírito de Deus que nos santifica e habita em nós. E com esta verdade, permeia e direciona a nossa vida cristã, rumo à construção de um testemunho de santidade,  como fez com todos os santos que já viveram antes de nós. São Paulo escreve na 1° Carta ao povo de Coríntios, recomendações quanto a nossa condição humana diante de Deus. Somos para o Senhor, templos onde ele quer morar, somos sua morada: “Não sabeis que sois Templos de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?"(cf 1° Cor 3,16). Você está recordado desta verdade?

              Quantos são os acontecimentos que provocam em nós o esquecimento de que não somos meros corpos? E que sim, somos uma morada santa. Mundialmente falando, 2020 foi um ano rico em desafios a nossa santidade, nossa fé foi provada, nossas emoções foram desafiadas, precisamos aprender a viver com novas perspectivas. E em meio a tudo isso: as missas não eram presenciais, os grupos de oração suspensos, os retiros e eventos adiados e todos os desafios que enfrentamos para viver nossa fé sem ir à Igreja. Dentro de nós uma mistura de emoções: a esperança e desejo de que tudo voltasse logo ao normal, os medos, as tragédias noticiadas… E tudo fez um barulho tão grande, que por alguns momentosfomostentados a esquecer de que “Deus sempre esteve aí, em você, juntoà você, em você.” Somos templos do Espírito Santo, este Espírito que vem nos santificar, que vem gerar em nós, os frutos de santificação descritos em Gálatas 5.

              Somos de diversas formas desafiados a duvidar da santidade, a duvidar que você é convidado a ser santo e que Deus espera sua resposta. Deus escolheu habitar dentro de cada um de nós, pois para Ele, não há ninguém mais valioso que você, por que Ele é o arquiteto capaz de construir a obra mais perfeita, o agricultor capaz de fazer a mais bela colheita. E seu corpo é a obra mais plena e o terreno mais fértil que o senhor pode usar para chegar a muitos. Por mais que você esteja devastado, sujo pelos pecados, não duvide que Deus é capaz de lhe refazer, reconstruir e edificar você como templo sagrado e escolhido. “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado – e isso sois vós” (I Cor 3,17). Deus revela que ele já destruiu o destruidor. Ele está pronto para reconstruir as ruínas, levantar os templos e nos santificar. Basta que estejamos dispostos a pedir e aceitar sua vontade e frutos de santificação, que nos são dados por meio do seu Espirito Santo, que habita em nós.

 

Andreia Santos Pereira

Grupo de Oração Reviver

Coordenadora Diocesana do Ministério de Formação – Diocese de Serrinha, BA


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga