Estão abertas as inscrições para o Estadual para Coordenadores e Núcleos de Grupos de Oração

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Brasil

» » » » MISSA DE ENCERRAMANTO DO CONGRESSO ESTADUAL DA RCC BAHIA


 Missa de Encerramento 

Dom Marco Eugênio  

(Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia) 

    Existem 3 pontos a serem analisados acerca da Palavra de Deus: 

1º PONTO – A carta aos Hebreus  começa nos apresentando o mistério do sacerdócio, como alguém que do povo é retirado para apresentar a Deus o sacrifício pelos pecados e é este sacrifício, essa matéria sacrificada que vai permitir a comunhão daqueles que sacrificam com Deus, ora o Senhor vem oferecer o único e eterno sacerdócio, porque Ele não é mais o Homem oferecendo a Deus mais Ele agora é Deus vindo ao nosso encontro. Em Cristo, Deus não apenas nos fala mas vem ao nosso encontro, nos procura, nos alcança e aí nos redime. 

2º PONTO No final do Evangelho de hoje nos é colocado algo exatamente para entendermos qual é o mistério de Jesus Cristo, sobre o fim do mundo ninguém sabe nem o Filho, só o Pai e a gente ainda se questiona: Se só o Pai sabe e o Filho não, é porque Eles não são um só Deus, uma única inteligência, uma única vontade, como é que o Filho não sabe aquilo que é o conhecimento do Pai já que em Deus há uma única inteligência, um único conhecimento, uma única vontade, com isso nosso Senhor nos revela qual é a verdade do mistério da encarnação e aqui vejam, quando nosso Senhor se faz um conosco é para revelar ao homem aquilo que é Deus nele mesmo e o mistério do homem a luz do mistério de Deus e o plano de Deus para a salvação, a encarnação não existe para satisfazer curiosidades de ninguém. 

    “Nosso Senhor não nos revela quando vai ser o final do mundo para que a gente não pense em ficar marcando como vou me comportar ali, mas devemos ficar em constante alerta na expectativa de que a qualquer momento Deus pode chegar e quer me encontrar fazendo muito bem o que eu tenho que fazer naquele momento.” 

O Senhor não nos revela o momento em que Ele virá ao nosso encontro para que a gente esteja disponível e preparado, saber o fim do mundo e outras curiosidades não nos cabe saber, resta estarmos preparados, porque eu não sei a hora do encontro. 

3º PONTO Vai chegado o final do ano e o Senhor quer colocar diante de nossos olhos o fim do mundo para o qual devemos estar prontos, o Senhor nos apresenta as estrelas ao cair, o sol vai parar de brilhar e a lua vai escurecer, se vocês olharem o fim da vida de cada um e acompanhar alguém que está chegando ao final é a sensação que temos, vai tudo escurecendo, as batidas cardíacas vão desaparecendo, capacidade de respiração e a qualquer hora a pessoa apaga, mas será que o fim do mundo é essa cena de destruição e que Deus é tão perverso e vem ao nosso encontro destruir tudo aquilo que Ele criou?  

No Capítulo 8 da carta aos Hebreus vai dizer que a criação toda geme e chora esperando a revelação dos filhos de Deus para entrar nesta glória. 

    É este o mistério do fim do mundo, Deus virá não para destruir a sua obra, mas para levá-la a uma plenitude do explendor e é aí que os filhos de Deus unidos a Ele haveremos de com Ele resplandecer, e ao resplandecermos com Ele toda a criação haverá de participar da grande glória da manifestação dos filhos de Deus. 

    O Sacerdócio de Cristo não é o nosso, é Ele quem vem a nós, de tal maneira Ele se oferece e nos chama a participar com Ele. São Thomás vai dizer: Tanto vale cada Missa quanto vale o sacrifício do calvário, lá Ele se imolava, aqui Ele une a sua Igreja a sua imolação. Mas o único mistério da morte e ressurreição do Senhor que se entrega ao Pai pela humanidade e que aconteceu ali no calvário acontecerá sempre conosco atualizado a cada eucaristia celebrada. 

“BUSQUEMOS CONHECER NO SENHOR, NÃO OS INTERESSES DAS NOSSAS CURIOSIDADES, MAS O QUE O SENHOR NOS QUER MOSTRAR.” 

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga