Estão abertas as inscrições para o Estadual para Coordenadores e Núcleos de Grupos de Oração

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Brasil

A seguir confira as atribuições de cada Ministério.  É válido lembrar que as atribuições dos Ministérios são colocadas em prática quando direcionadas pela instância de governo (núcleo de GO, Presidência Diocesana ou Presidência Estadual).

 MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Colaborar com o projeto de Evangelização, compartilhando com toda a Igreja e fora, a graça do Batismo no Espírito Santo; Pensar, articular e promover as diversas ações de comunicação na RCC, tendo em vista o “anúncio” do Evangelho e a propagação da mensagem da Cultura de Pentecostes nos diversos meios de comunicação e espaços da sociedade, promovendo a unidade no movimento, unindo os Grupos de Oração e as diversas instâncias de serviços, e difundindo as moções proféticas e os direcionamentos estratégicos para tornar os carismáticos “um só coração e uma só alma”, fiéis à identidade do movimento.

 Coord.: Aloisia Marques 
 mcsrccbahia@gmail.com
___________________________________________________________________________________

 MINISTÉRIO DE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Visa evangelizar as crianças e adolescentes com renovado ardor missionários com o intuito de obedecer à ordem de Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas, não as impeçais, porque delas é o reino dos céus” (Mt 19,14). Dentro do Grupo de Oração evangelizamos os pequenos através dos GOC (Grupo de Oração para Crianças) e dos GOA (Grupo de Oração para Adolescentes), nos quais se seguem a mesma ordem da Reunião de Oração, porém com linguagem apropriada para cada idade. Ir onde a criança e o adolescente está e levar a experiência do BES (Batismo no Espírito Santo) àqueles que talvez não terão a chance de chegar aos nossos Grupos de Oração por meio de projetos, dos serviços em eventos, e em eventos de outros ministérios.

Coord.: Maria das Graças 
                                                                          criancasrccbahia@gmail.com
___________________________________________________________________________________

MINISTÉRIO DE ORAÇÃO POR CURA E LIBERTAÇÃO



Tem a função de acolher, ouvir, evangelizar, orar com as pessoas, por suas dificuldades, acompanhá-las num processo de cura e libertação e encaminhá-las de acordo com suas necessidades. Além disso, orientar as pessoas quanto às práticas espirituais para que a cura e a libertação sejam permanentes.




Coord.: Altemar de Jesus
moclrccbahia@gmail.com



_________________________________________________________________________

MINISTÉRIO PARA AS FAMÍLIAS




Acolher e acompanhar as famílias participantes do Grupo de Oração. Também deve-se manter as visitas e a consagração dos Lares de forma querigmática, anunciando o Reino de Deus e convidando toda a família para participar do Grupo de Oração.




Coord.: José Alves e Maria Rozeli 
familiasrccbahia@gmail.com



___________________________________________________________________________________

MINISTÉRIO DE FORMAÇÃO

Garantir a caminhada de um povo pela verdadeira estrada, pelo verdadeiro sentido que é Jesus Cristo; Aplicar o Módulo Básico de Formação, incluindo os de Formação Humana; Aplicar a formação no Grupo de Perseverança; Aplicar a formação para formadores; aplicar a formação das lideranças do Movimento da Renovação Carismática Católica (RCC). Os ensinos devem ser ministrados dando-se liberdade ao Espírito Santo e tendo como base, o exercício dos carismas:Formação Carismática. 


Coord.: Eliene Bispo
formacaorccbahia@gmail.com


_________________________________________________________________________

                    MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO


É a principal frente de combate em favor de todos e de tudo o que acontece no Movimento da Renovação Carismática Católica. O Ministério deve estar a serviço da oração de intercessão e da escuta profética com foco no Grupo de Oração, também igualmente por todas as necessidades da Igreja e do mundo, pois a oração vence barreiras e a missão do intercessor é lutar em parceria “HUMANA-DIVINA” pela salvação das almas. 



Coord.: Eric Batista
intercessaorccbahia@gmail.com

_________________________________________________________________________

MINISTÉRIO JOVEM

Trabalhar diretamente com o PASTOREIO, EVANGELIZAÇÃO e a FORMAÇÃO dos jovens entre 15 a 30 anos que já servem em outros Ministérios, ou que apenas frequentam as Reuniões de Oração. Ajudar o Ministério de Promoção Humana no acolhimento, no cadastro e pastoreio dos jovens do Grupo de Oração; Conscientizar e estimular os jovens à vida sacramental; Acompanhar os jovens no processo formativo do Movimento; desenvolver periodicamente, atividades específicas para os jovens: retiros, campeonatos, gincanas, levá-los a shows, eventos diocesanos, estaduais, etc.; Realizar quinzenal ou mensalmente a reunião de INCENDEIA; Colaborar para que os jovens conheçam e sejam inseridos nos demais Ministérios que atuam no Grupo de Oração.

Coord.: Glauber Façanha
jovemrccbahia@gmail.com
_________________________________________________________________________

MINISTÉRIO DE MÚSICA E ARTES



Ministrar a música, dança ou teatro, animar, motivar a assembléia e ser ponte para os participantes do Grupo de Oração, levando-os a um encontro pessoal com o Senhor preparando o terreno do coração para receber o anúncio da Palavra. Buscar a formação técnica para que o serviço no Grupo de Oração esteja melhor a cada dia. Promover ensaios sempre que oportunos para não haver improvisos. 


Coord.: Leonardo Bastos
musicaeartesrccbahia@gmail.com


_________________________________________________________________________

MINISTÉRIO DE PREGAÇÃO



Formar pregadores para os Grupos de Oração do Movimento da Renovação Carismática Católica, conduzindo-os a unidade de fé e ao conhecimento de Jesus Cristo, a partir da vivência do Batismo no Espírito Santo, buscando a santidade, reavivando a consciência de sua identidade e capacitando-os para o eficaz exercício do ministério através: 1) da oração pessoal e leitura diária das Sagradas Escrituras; 2) da formação e 3) da missão.

Coord.: Gledyson Silva
pregacaorccbahia@gmail.com


_________________________________________________________________________

MINISTÉRIO DE PROMOÇÃO HUMANA


É um ministério de acolhida no Grupo de Oração, reuniões, eventos da RCC e também de pastoreio, onde os servos, participantes e familiares, são pastoreados e promovidos em sua integralidade. Busca praticar constantemente, as obras misericórdia no Grupo de Oração e fora dele através do pastoreio; Realizar ações sociais evangelizadoras na sociedade entre os mais necessitados; Animar os servos e participantes a uma constante busca de Vida Fraterna entre todos do Grupo de Oração. 

Coord.: Carlita Luz
mphrccbahia@gmail.com


_________________________________________________________________________

MINISTÉRIO UNIVERSIDADES RENOVADAS

Diferente da maioria dos ministérios, o MUR não exerce seu serviço dentro do Grupo de Oração e sim é responsável por articular o serviço do GOU (Grupo de Oração Universitário, Grupo de Partilha de Profissionais e Grupo de Oração Escolar. Contribuir para que estes Grupos sejam instrumentos de Deus para que a missão do Movimento da RCC aconteça no âmbito acadêmico. Através do Batismo no Espírito Santo e do diálogo entre Fé e Razão, gerar homens e mulheres renovados para que, por meio de suas profissões, trabalhem pela Civilização do Amor, promovendo a dignidade humana nos diferentes espaços sociais.

Coord.: Vinícius Lopes
murrccbahia@gmail.com

_________________________________________________________________________

MINISTÉRIO PARA SEMINARISTAS

O Ministério para Seminaristas tem como missão o acompanhamento e a acolhida aos seminaristas que provêm dos Grupos de Oração ou das Novas Comunidades, mantendo assim, viva a espiritualidade carismática nos vocacionados ao sacerdócio. O apostolado do Ministério tem duas bases fundamentais: através de Grupos de Oração nos seminários, onde for possível; e através dos retiros de espiritualidade que acontecem nas férias de julho e janeiro. Sendo que, para participar do retiro nacional, é preciso que o seminarista tenha participado do regional/estadual. Como os seminaristas possuem um programa de formação integral nos seminários, não possuem tanta disponibilidade para atuar nos eventos e atividades da RCC local. No entanto, frequentemente, auxiliam o Movimento no que se refere à Liturgia em seus eventos, como na adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa, ou outras necessidades dos Conselhos diocesanos, estaduais ou nacional.

 Coord.: Igor Gonçalves
                                                      seminaristasrccbahia@gmail.com
_________________________________________________________________________

MINISTÉRIO DE FÉ E POLÍTICA

Evangelizar a política (eleitores, candidatos e mandatários) e os meios públicos, a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo, levando a proposta da santidade aos cidadãos. Não é formar partidos políticos ou realizar campanhas eleitorais, mas conscientizar os cristãos a utilizarem o voto de modo justo, e apoiarem o (s) candidato (s) conforme a consciência de cada um; Proporcionar a evangelização e o esclarecimento aos vocacionados à política partidária para que possam, a partir do consenso interno do Movimento, serem apresentados à sociedade como opção de escolha para um mandato político; Intensificar a sensibilização quanto a Política Cidadã, em que todos são atores da transformação sócio-política do país em prol da coletividade, cumprindo seus deveres e fazendo valer os seus direitos. 

Coord.: Fábio André
                                                     feepoliticarccbahia@gmail.com
_________________________________________________________________________

Além dos ministérios acima listados, existem ainda outros dois: O Ministério Cristo Sacerdote e o Ministério para as Religiosas e Consagradas. 

O Ministério Cristo Sacerdote surge da necessidade de acompanhar, reunir e fomentar no coração dos que fizeram uma experiência com a pessoa do Espírito Santo no movimento da RCC, e são chamados a uma vocação específica na Igreja: Sacerdotes e Diáconos. O tripé desenvolvido nos encontros está pautado na formação, fraternidade sacerdotal e missão, onde os participantes vivenciam a dinâmica formativa e espiritual, com o objetivo de reavivar a chama de Pentecostes com a experiência dos carismas. Já o Ministério para as Religiosas e Consagradas, cultiva a experiência do Batismo no Espírito Santo, fazendo comunhão com as Religiosas e Consagradas de carismas fundantes diferentes. Por meio de Grupos de Partilha, busca-se fortalecer a vocação e a missão das Religiosas e Consagradas oriundas da espiritualidade da RCC ou, abertas a esta espiritualidade.