Estão abertas as inscrições para o Estadual para Coordenadores e Núcleos de Grupos de Oração

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Brasil

» » » » » 2º dia do 18º Congresso Estadual da RCC Bahia marcado por muitos milagres, alegria e comemoração pelos 50 anos da RCC Brasil transformando vidas e propagando a cultura de Pentecostes


O segundo dia do 18º Congresso Estadual da RCC Bahia iniciou com o Ofício da Imaculada Conceição, depois Frederico Mastroangelo, Presidente do Conselho Estadual da RCC Bahia acolheu os presidentes diocesanos, as caravanas, algumas chegando naquele momento e conduziu a oração por Kátia Roldi Zavaris, Presidente do Conselho Nacional da RCC Brasil que pregou sobre o tema do ano 2019: O amor de Deus foi derramado pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm 5, 5)
Kátia salientou que Deus é Amor e por ser essa sua identidade Ele deu a vida de Seu Filho Jesus para nos salvar. O amor de Deus é sem limites. 

Enfatizando que quando olharmos para a Cruz possamos nos recordar desse grande amor e sejamos agradecidos a Ele por nossa vida. Mesmo que estejamos passando por dificuldades, agradeçamos a Ele, porque é agradecendo, sendo obediente ao Espírito Santo e amando a Deus que chegamos à vitória.

Além de recordar que, como carismáticos, devemos clamar todos os dias o Espírito Santo, é a Identidade da RCC e desde o início Jesus já prometia a água do Espírito Santo aos seus Apóstolos e a nós, neste tempo, Ele promete um verdadeiro “tsunami” de carismas para a Bahia, Brasil e para o mundo.

Também exortou que fomos chamados por Deus para uma grande obra. É nossa Missão escrever uma história na vida das pessoas como o auxílio do Espírito Santo.

Logo em seguida, o Ministério de Música e Artes apresentou uma peça musical expressando o amor benevolente e misericordioso de Jesus.

Após um momento de intervalo o Congresso deu seguimento à segunda pregação do dia com o tema: Jesus é o Senhor por Vicente Machado, Presidente do Conselho Estadual da RCC Goiás enfatizando que sua vida foi modificada por esse Jesus, que é Senhor de sua vida e motivando todos os congressistas a declarar que Jesus é o Senhor de suas vidas, de suas famílias, de suas cidades, do Brasil e principalmente, da Renovação Carismática Católica.

“Devemos reconhecer o Senhorio do Senhor e declarar as pessoas que Jesus é o único Senhor de nossas vidas e que só n’Ele conseguiremos a vitória que precisamos.”

Exortando a todos para que tenhamos uma vida fraterna e mais amor pelos irmãos, que todos servos de Grupos de Oração precisam ter o desejo de estar juntos e não de se separarem. E se alguém se separar todos digam “Vem” e como o Pai dá um abraço, todos abracem também.

E neste reconhecimento do Senhorio de Jesus os congressistas vivenciaram um momento muito forte de amor e cura por meio da adoração ao Santíssimo Sacramento que passeou no meio do povo realizando milagres.

A terceira pregação do dia teve um tema Mariano: A exemplo de Maria, a escolha por Jesus se estende a outras gerações pregada por Pe. Marlon Múcio, Fundador da Comunidade Sedes Santos de Taubaté no Estado de São Paulo.
Pe. Marlon iniciou sua pregação às 15h com muita alegria expressando a satisfação de pregar sobre Maria na hora da misericórdia. Salientou que a escolha por Jesus alcança todas as gerações. Jesus escolheu Maria, e hoje, Ele nos escolhe.

Enfatizou que desde o primeiro momento Maria tornou-se a primeira carismática, serva e coordenadora da história, assim como nas Bodas de Caná (Jo 2) ela passa na frente para que possa interceder pela humanidade.

Salientou que neste Congresso é tempo de recomeçar e mudança de vida. Finalizou alegando que todos nós que somos batizados sacramentalmente, recebemos o Espírito Santo, porém muitos ainda não o tem, desse modo, de forma carismática temos uma missão de fazer o mundo se apaixonar por Jesus Cristo e só conseguiremos fazer isso com a ajuda de Maria, estando em seu colo e fazendo o que Ele disser. Reforçando que assim como, Maria escolheu seu Filho, nós devemos escolhê-lo também.
Pe. Marlon também convocou os jovens que se sentiam chamados a vida sacerdotal para que recebessem oração de todos os congressistas.

Durante os intervalos todos os congressistas puderam fazer aquisições de materiais da RCC Brasil (apostilas, vestuários e outros), diversos artigos religiosos também estavam a disposição em alguns stands de livrarias católicas, bem como alimentos, águas, refrigerantes, água e  sucos.




Em clima de celebração pelos 50 anos da Renovação Carismática Católica no Brasil os congressistas vivenciaram um momento de muita animação em comemoração ao Jubileu de Ouro.  


Com uma grande acolhida das 23 Dioceses e seus respectivos Presidentes Diocesanos, também a presença dos ex-presidentes Estaduais, juntamente, com Frederico Mastroangelo, atual Presidente da RCC Bahia e Kátia Roldi Zavaris, Presidente Nacional da RCC Brasil com direito a tortas de aniversário distribuídas para os 23 Presidentes Diocesanos e vídeo comemorativo com as imagens dos diversos Grupos de Oração que celebraram o Jubileu em suas Reuniões de Oração.

A santa missa foi novamente presidida por Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo da Diocese de Eunápolisa, tendo como concelebrantes: Dom Carlos, Bispo da Diocese de Itabuna, Frei Cristovão E Frei Jarilson, Diocese de Eunápolis, Pe. Anderson, Diocese de Itabuna, Pe. Fernando, Diocese de Jequié, Pe. Nailson, Diocese de Vitória da Conquista, Pe. Paulo Roberto, Diocese de Camaçari, Pe. Rogério, Diocese de Irecê, Pe. José Leandro, Diocese de Barra, Pe. Clésio e Pe. Marco, Diocese de Eunápolis, Pe. Marlon, Diocese de Taubaté, Diácono Everaldo e Sebastião, Diocese de Camaçari, Diácono Renato, Diocese de Cruz das Almas.

Pe. Marlon Múcio iniciou sua homilia que exortando com um dos versículos do Evangelho proclamado “Se não houver frutos, corta-o. Salientou que esse momento específico em que todos estamos vivendo é um momento histórico da “Corrente de Graças”, estamos celebrando Jubileu de Ouro da RCC Brasil, estamos no Mês Missionário Extraordinário instituído por nosso Papa Francisco, além de, recordar as palavras de ordem para o Movimento da Renovação Carismática Católica para esse tempo: Recomeço e missão.

Também enfatizou que o Senhor neste 18º Congresso Estadual da RCC Bahia, nos chama a voltarmos as nossas origens, por isso, o Congresso foi realizado em Porto Seguro, no lugar onde foi celebrada a 1ª Missa.

De maneira bem explicativa, Pe. Marlon diferenciou o Batismo sacramental que ele já havia explanado na pregação anterior que o Espírito Santo nos é infuso, recebemos esses Espírito Santo por meio do Batismo, porém o Batismo no Espírito Santo,não significa um novo sacramento, mas um renovar dos dons. Uma efusão. É permitir que o Senhor realize Seu querer em nós, vivendo no Espírito.

Pe. Marlon enfatizou que a liturgia do dia, faz um grande convite a conversão,  chamando à atenção dos congressistas para relembrar a expressão “Você colhe o que planta”. Assim, o Movimento da Renovação Carismática Católica busca semear a cultura de Pentecostes, semeia o Evangelho nos corações das pessoas para que se colham as almas para Deus.
Exortou sobre a Oração de Renúncia que muitas vezes é feita, porém muita gente renuncia ao diabo, mas não renuncia a si mesmo.

Por fim, Pe. Marlon direcionou sua fala para os coordenadores de Grupos de Oração sobre como muitas vezes, por conta da missão se renuncia estar com o marido, a família, etc., mas não se pode esquecer que Deus e todos esperam que os padres deem frutos com uma vida de padres, os casados colham frutos do que é próprio dos casados e os solteiros os frutos de uma vida de solteiros.
Concluindo com duas expressões de São João Paulo II: “Se preferível fosse errar com a Igreja, do que, errar sem a Igreja. A Igreja é nossa mãe.” e “Vida longa aos carismáticos.”

Durante todo o dia de Congresso sacerdotes estavam atendendo os congressistas em confissão, as crianças seguindo uma programação de evangelização muito especial para cada faixa etária, bem como os adolescentes.


O dia foi encerrado com um extraordinário e irresistível arrastão carismático pelas ruas de Porto Seguro liderado pelos jovens do Ministério Jovens no trevo de Cabral para a Passarela do Descobrimento. Uma grande manifestação de uma Igreja alegre, viva, jovem e em saída. 

A animação por meio das letras e os ritmos das músicas, das danças contagiou a todos, mas, o objetivo do Arrastão foi levar essência: a oração  e o batismo no Espírito Santo aos turistas e moradores de Porto Seguro.

A oração tão necessária pelo Brasil, pelas famílias e principalmente, pelos jovens que infelizmente, se drogam nas ruas da Cidade.

O Arrastão levou pessoas de todas as idades, sacerdotes e religiosas para as ruas de Porto Seguro para declararem que Jesus é o nosso único Porto Seguro e declarando que eram católicos, carismáticos, missionários e Marianos.

Os jovens que já participam da iniciativa do Ministério Jovem - Jesus no Litoral também abraçaram os turistas e fizeram a "contagem" - Olha a contagem: 1.2.3 lindo(a), maravilhoso(a) Jesus te ama e eu também. Pá! (soltando um beijo e estendendo a palma da mão).




Diversão para a criançada e muitos adultos também foi a presença do Ruahzinho, mascote oficial do Movimento da Renovação Carismática Católica, neste ano celebrativo do Jubileu dos 50 anos do Movimento no Brasil. Pausas para fotos e muita alegria.

O Arrastão foi encerrado com a apresentação do Flash Mob divulgado pela RCC Brasil para todos os Estados, os agradecimentos do Coordenador do Ministério Jovem, Glauber Façanha a todos, a prefeita da cidade, Cláudia Oliveira que expressou a alegria de acolher o 18º Congresso Estadual da RCC Bahia na cidade e já convidando ao 19º ser realizado na cidade outra vez. Com a benção de Dom Carlos, Bispo de Itabuna, que também acompanhou todo o Arrastão, os congressistas foram descansar para retornarem a UFSB no dia seguinte para o último dia do Congresso.




«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga