Estão abertas as inscrições para o Estadual para Coordenadores e Núcleos de Grupos de Oração

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Brasil

» » » » Psicologia: a ciência afeiçoando vidas em parceria com o cristianismo


    Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância” (João 10,10b).

A grande mensagem que Jesus propaga, com palavras e ações, em todo desdobrar do seu evangelho, é que Ele veio trazer vida a todos. E esse ‘todos’ aí, começa justamente em você. Claro que o Bom Pastor, quando fala de vida, ultrapassa as dimensões terrenas. Mas Ele também se refere ao momento presente. Afinal de contas, como teremos uma vida eterna se não a possuímos primeiramente no aqui e agora? Amados, é importante tomar consciência de que a vida precisa ser constituída e preservada integralmente. Mas por diversos fatores, pessoais e sociais, ela acaba ficando comprometida.

Muitas vezes, você deixa de olhar para si, de se valorizar, de se admirar. Suas crenças e valores em relação a si mesmo, podem ser tão negativas e depreciativas, que a perspectiva de plenitude proposta por Jesus para você, pode estar sucumbida. E aí eu te questiono, o quanto você tem investido nos cuidados com o seu ser emocional? Cuidar da autoestima, identificar os pensamentos, equilibrar os relacionamentos, manejar adequadamente os sentimentos, desenvolver inteligência emocional... Isso é cuidar dessa pessoa que além de físico/bio e espiritual, é também psicológico. O Santo Padre Francisco descreve na carta Encíclica Laudato Si: “cada um de nós tem em si uma identidade pessoal, capaz de entrar em diálogo com os outros e com o próprio Deus. A capacidade de reflexão, o raciocínio, a criatividade, a interpretação, a elaboração artística e outras capacidades originais manifestam uma singularidade que transcende o âmbito físico e biológico”.

A psicologia cumpre perfeitamente o seu papel quando consegue aprimorar os nossos aspectos psíquicos e comportamentais. Mas isso só é possível quando permitimos que as técnicas e teorias dessa ciência nos ensinem a sermos pessoa mais humanas, que se relacionam melhor consigo e com os outros. Quando nos propomos a trilhar o processo de autoconhecimento, isso nos garante, dentre outras coisas, um crescimento pessoal, nos permite um maior autocontrole, passamos a ver os problemas sobre uma nova ótica, praticamos a empatia, desenvolvemos o amor por si mesmo e respeito pelos outros. Opa! Então podemos dizer que também passamos a amar mais as pessoas? Sim! Então, isso é ter vida e ofertar vida em abundância. Isso é a psicologia em parceria com o cristianismo aprimorando os filhos de Deus.

 Viva essa parceria!

Maria Cristina A. de Jesus - membro da Comunidade de Aliança Rainha da Paz. Coordenadora diocesana do Ministério de formação - Itabuna. Psicóloga clínica, pós graduada em terapia cognitivo comportamental.

 

 

«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga