Estão abertas as inscrições para o Estadual para Coordenadores e Núcleos de Grupos de Oração

Slider

Vídeos

Notícias

Ministérios

Artigos

Formação e Espiritualidade

RCC Brasil

» » » » A Cartilha de Orientações para Núcleo de Grupo de Oração foi base para a formação da segunda noite do Encontro Estadual para Coordenadores e Núcleo dos Grupos de Oração

 


A segunda noite (06) do Encontro Estadual para Coordenadores e Núcleo dos Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica do Estado da Bahia foi transmitida diretamente da Arquidiocese de Feira de Santana, com a animação do Coordenador Arquidiocesano do Ministério de Música e Artes da RCC Feira de Santana, Daniel Bento e David Renner, Coordenador do Grupo de Oração Fogo Abrasador, tendo como pregador e formador, Frederico Mastroangelo, membro do Conselho Estadual da RCC Bahia.

Fred iniciou sua partilha com o texto do Profeta Jeremias, capítulo 1, versículos 4 a 9, exortando a todos os carismáticos que estavam acompanhando a transmissão do Encontro pelo canal do YouTube da RCC Bahia que antes que cada um fosse formado no seio de sua mãe, o Senhor já o(a) conhecia, já havia chamado e enviado à ser Profeta(iza) das Nações. Exortando a não  temer porque Ele está contigo. Ordenando a fazer e dizer o que Ele ordenar, pois Ele coloca Suas palavras em seus lábios.

Fred ainda enfatiza que tem que ir, onde o Senhor mandar, não somente ir para as missões que “eu quero ir", tem que fazer a vontade d’Ele, porque Ele vai a frente, Ele garante sua presença e companhia. Nada e né ninguém pode fazer você parar. Nenhum obstáculo. Alertando: Quando você pensar em desistir, lembre d’Aquele que te ordenou.

Apresentando a Cartilha Orientações para Núcleo de Grupo de Oração, nova publicação da Editora RCC Bahia expressando também a gratidão a Deus por fazer parte da organização da Cartilha como membro da Comissão de Formação, expôs que toda a formação da noite seria baseada nos elementos apresentados pela Cartilha. Sendo assim, o primeiro ponto a ser abordado foi sobre o que é o Grupo de Oração, abordando também uma breve descrição sobre Grupo de Oração feita por Vinicius Simões,  Presidente da RCC Brasil no seu livro Eu te constituí sentinelas na casa de Israel.

Exortou também que esse tempo atual, não é o tempo da Pandemia, mas o tempo de Deus  e que mesmo que algumas missões não possam ser exercida de fora presencial, há missões que precisam ser praticada agora, neste tempo. Em seguida elencou ponto por ponto dos Elementos Essenciais na Reunião de Oração como: o canto (a música); a animação;o louvor; momento de perdão, súplica ou entrega que o Núcleo tenha discernido para aquela Reunião de Oração como forma para que as pessoas abram seu coração para acolher a Palavra de Deus e acolher o Espírito Santo; clamor no Espírito Santo; Práticas dos carismas com momento de silêncio para ouvir o que o Senhor tem a falar com proclamações e confirmações; a pregação querigmática; testemunhos breves, tendo Cristo como centro e avisos. Elementos Essenciais que não necessariamente, precisem seguir uma ordem toda a semana, mas que sejam realizadas conforme o mover do Espírito Santo.

Fred ainda abordou sobre a Condução da Reunião de Oração, a duração da Reunião  a responsabilidade do Núcleo antes, durante e depois. Avaliação de tudo que Deus ordenou na Reunião de Núcleo em contraponto com o que foi realizado. Exortou que o Núcleo de serviço deve ser o primeiro a interceder pela Reunião de Oração e outras atividades que o Grupo de Oração venha a realizar, bem como, também deve ser o primeiro a buscar formação, participar dos Encontro Diocesanos, Estaduais e Nacionais quando possível.  Apontou também sobre o papel do Coordenador de Grupo de Oração suas características, enumerando verbos de ações específicas do Coordenador: motivar, pastorear, formar, interceder, promover os irmãos, ir a frente dos seus, representar todos os servos do Grupo de Oração em reuniões paroquiais,  diocesanas, etc. Também abordou sobre a Eleição e como deve ser realizada a Eleição do Coordenador de Grupo de Oração, não por achismos, por se identificar com tal pessoa, mas a luz do Espírito Santo eleger aquele servo que tem características para liderar o Grupo de Oração naquele momento.

Por fim, enfatizou sobre o Processo Formativo: fase querigmática, módulo básico e formção humana, formações específicas de Ministérios e Perseverança.

Após essa riquíssima formação sobre Grupo de Oração, todos foram motivados a louvar ao Senhor e a clamar o poderoso Batismo no Espírito Santo.

Concluindo a segunda noite, coube a Hilario, Presidente Arquidiocesano da RCC São Salvador os agradecimentos, a motivação para as doações para a manutenção do Escritório Estadual da RCC Bahia e a continuidade de todos na transmissão para a partilha e orientações dos Ministérios de Pregação, Jovem e para as Famílias.


«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga